Arapongas lança projeto "Água Limpa" com o compromisso de proteger as nascentes

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 26/11/2018
Arapongas lança projeto "Água Limpa" com o compromisso de proteger as nascentes

Um projeto capaz de proteger as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. Assim é o Projeto Água Limpa, lançado em Arapongas.

A ideia busca melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água potável e reúne parceiros como a Sanepar, Emater, Prefeitura de Arapongas (através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente), Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), clubes de serviço, empresas e produtores rurais. A Unopar, que também é parceira no evento, foi representada pela coordenadora acadêmica, Juliana Aprygio Bertoncelo, que representou o diretor do campus Arapongas, Alexandre Frigeri.

A reunião foi conduzida por Ricardo Augusto da Silva, engenheiro agrônomo da Emater, que procurou sensibilizar os parceiros sobre a importância de proteger as nascentes com solo-cimento. Os participantes da reunião puderam conhecer mais a fundo como são realizadas as obras, bem como os materiais e técnica utilizados e seu funcionamento. 

Os agricultores familiares que receberão o trabalho na etapa inicial são os avicultores, haja vista que esta é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio local, sendo posteriormente estendido para as demais propriedades interessadas.

Ricardo Silva frisou que a demanda por água de qualidade precisa mobilizar cada vez mais a sociedade organizada. Ele citou dados de organizações internacionais dando conta de que atualmente uma em cada seis pessoas não tem abastecimento de água adequado, o que representa 1,1 bilhão de pessoas no mundo. Através de fotos e vídeos, ele mostrou o passo a passo do processo de recuperação, destacando que a primeira mina deve ser recuperada ainda neste ano em Arapongas, num projeto piloto que seguirá ao longo de 2019.

O vice-prefeito Jair Milani representou o prefeito Sérgio Onofre, que cumpria agenda em outro município. Ele garantiu que a Prefeitura dará apoio, a começar pelo fornecimento de pedra rachão. O secretário de Agricultura, Serviços Púbicos e Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, conclamou os produtores rurais a abraçarem o projeto. “Água é tudo. Quem tem água, tem vida”, enfatizou. Entre as empresas parceiras, destaca-se a Fortmag, de Arapongas, que fará a filmagem de todas as minas e nascentes antes e depois do trabalho de recuperação. O presidente do Comdema, Jacídio Silva, afirmou que o Água Limpa se junta a outro projeto, em fase adiantada de elaboração que, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), vai preservas as nascentes da área urbana.