A Câmara de Vereadores de Arapongas aprovou, em sessão ordinária de segunda-feira à tarde, projeto de lei de autoria do vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB), que estabelece vagas preferenciais para mulheres gestantes ou mães acompanhadas de crianças com até dois anos de idade no estacionamento rotativo da cidade. De acordo com o projeto, as vagas deverão ser reservadas em local próximo a edificações, equivalentes a 2% do total de espaços disponíveis, devidamente sinalizadas.
Para o vereador Fernando Henrique, hoje já se reservam vagas para deficientes e idosos, mas é preciso atender também a esta parcela da população, que são as gestantes e mães com crianças pequenas que se deslocam com veículos ao centro da cidade.
Segundo ele, a medida visa facilitar que essas mães, que têm dificuldades de mobilidade, possam estacionar veículos nas proximidades de onde vão se dirigir, evitando caminhadas longas pelas ruas da cidade.
Vale lembrar que o estacionamento rotativo ainda está no processo de licitação pela Prefeitura e deverá funcionar em breve sob responsabilidade de uma empresa terceirizada. Caberá ao prefeito sancionar ou não a lei aprovada pelo Legislativo.