Arapongas autoriza obras da Vila da Saúde

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 16/12/2015
Arapongas autoriza obras da Vila da Saúde

A Prefeitura de Arapongas assinou nesta terça-feira contrato de ordem de serviço para início das obras que darão origem a Vila da Saúde. Nesta etapa, será investido cerca de R$ 1,5 milhão para a construção do Posto de Atendimento Infantil (PAI), Farmácia 24 Horas e Laboratório de Análises Clínicas, anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Caravelle. A verba destinada ao projeto foi viabilizada através da devolução das sobras orçamentárias da Câmara Municipal de Vereadores.

Duas construtoras (de Londrina e Rolândia) venceram a disputa entre cinco concorrentes no processo de licitação realizado em 2 de dezembro. O secretário Municipal de Saúde, Antônio Garcez Novaes Neto, estima que os trabalhos comecem no próximo ano e as obras demorem até 6 meses para serem concluídas.   

“A Secretaria de Obras vai negociar a data de início. Datada a ordem de serviço, o PAI e a farmácia têm 4 meses para serem entregues e o laboratório tem 6 meses. O contrato conta multa por atraso de entrega”, frisa. Os empreendimentos, que serão construídos anexos à UPA do Jardim Caravelle, marcam o indício da Vila da Saúde, centralizando atendimento especializado. A prefeitura pretende ainda ofertar outras especialidades como serviço odontológico 24 horas. Também está em fase de estudos a construção de um Centro de Vigilância em Saúde, (compondo vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica), Centro de Atenção Psicossocial II (Caps), Caps Álcool e Drogas II (AD), além da transferência da Base do Samu para o local. Segundo Garcez, um estudo minucioso está sendo desenvolvido para viabilizar a implantação do centro, que inclui mudanças no trânsito para facilitar o acesso de ambulância, agilizando os atendimentos. A secretaria também pretende desenvolver projeto para reduzir o atendimento do Posto 24 horas para 18 horas, visando o fortalecimento da atenção básica nos bairros. “Espero no próximo ano estar com projetos todos prontos e local pronto para uma sequência de obras formando a Vila da Saúde”, assinala.