IAP investiga poluição em manancial de Arapongas

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/08/2014
Morador Milton Valentim Aldo denunciou o caso ás autoridades

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investigam a denúncia de despejo de resíduos orgânicos no Rio Bandeirantes, registrada nesta quinta-feira (21) no Portal das Flores, em Arapongas. Após coletarem amostras, fiscais do IAP constataram que os dejetos podem ter saído de um frigorífico, instalado próximo à nascente do rio. 

Fiscais do IAP e equipes da Guarda Ambiental foram deslocados para apurar a denúncia, registrada por um morador das imediações. Imediatamente, os técnicos constataram que o lodo formado na superfície do rio era continha resíduos orgânicos provenientes de um tanque de decantação. O material viscoso descia pela correnteza borbulhando, se misturando com a água limpa que mina das nascentes.

O material foi coletado para análise e os técnicos estiveram na empresa suspeita de ter originado o descarte. No local, encontraram uma lagoa de tratamento de resíduos apontada como a fonte da poluição. A reportagem esteve na sede da empresa, mas ninguém quis dar entrevista.