Vídeo: chuva alaga biblioteca da Unespar e danifica acervo

Autor: Da Redação,
Monday, 03/11/2025

A forte chuva registrada na madrugada desta segunda-feira (3) causou inundações na biblioteca do campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Apucarana, resultando em grandes transtornos e prejuízos ao acervo.

Imagens que circulam em grupos de mensagens mostram o local completamente alagado.

- LEIA MAIS: Homem fica ferido ao ser atropelado por carro na Vila Nova

De acordo com o diretor do campus, professor Daniel Fernando Matheus Gomes, a principal suspeita é de que o sistema de drenagem e as calhas do telhado não suportaram o volume de água.

"Tudo indica que a drenagem do telhado não aguentou a quantidade de água e as calhas não suportaram", explicou o diretor, que mobilizou a equipe para realizar o rescaldo interno e contactou a Defesa Civil para uma avaliação da estrutura.

O diretor Daniel informou que ainda é necessário tempo para quantificar os danos, mas confirmou que o prejuízo é significativo, especialmente no material bibliográfico.

"Ainda é cedo para saber o quanto foi danificado, mas já se sabe que foi muito. Precisamos de tempo para fazer uma avaliação minuciosa de todo o prejuízo, mas boa parte do acervo foi atingido pela água", lamentou.

A universidade deve divulgar nos próximos dias um balanço completo dos estragos causados pelo alagamento.