Enquanto o Rio Grande do Sul sofre com as chuvas, grande parte do país está experimentando um clima típico de verão em pleno outono, com temperaturas altas e tempo seco. É o caso de Apucarana e demais municípios do Norte do Paraná, que estão registrando temperaturas máximas acima dos 30 graus nesta semana. O calor deve continuar assim nos próximos dias. No Paraná, a chuva vinda do Rio Grande do Sul deve atingir apenas as regiões Oeste e Sudoeste, com pouca intensidade.
- LEIA MAIS: Veja a previsão do tempo para Apucarana nesta sexta-feira (3)
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou um alerta para a nova onda de calor durante as primeiras semanas do mês de maio. As previsões indicam que o outono será mais quente do que o normal, o que representa um perigo para a saúde. Em algumas regiões, as temperaturas já ultrapassam os termômetros em 5ºC acima, e são esperados temporais para as regiões extremas do país.
LEIA MAIS: Brasil deve ser atingido por anticiclone até maio, diz Inmet
Na sexta-feira (3) a instabilidade atmosférica se intensifica na metade sul paranaense devido à aproximação de um centro de baixa pressão que se amplifica entre o Paraguai e o oeste da região Sul do Brasil. No Paraná o calor segue elevado na metade norte com temperaturas máximas se aproximando dos 35°C.
Apucarana registra alta nas temperaturas mais um dia. A mínima esperada deve ser 20°C. Já a máxima deve passar os 30°C, de acordo com o Simepar.
No Rio Grande do Sul, o cenário é de tragédia. São 32 mortes confirmadas e dezenas de desaparecidos. Barragens estão rompendo e inundações são registradas em várias regiões do Estado.
Onda de calor: quais os cuidados?
Beba água. No calor, as pessoas suam mais e perdem substâncias que são importantes para a manutenção do organismo – o que pode levar a problemas renais. Bebidas geladas podem ajudar o corpo a se resfriar e são recomendadas.
Evite bebidas alcoólicas. Elas inibem a produção do hormônio antidiurético, o que causa efeito contrário: facilita a desidratação. Se optar por consumir, reveze com a ingestão de água.
Evite a exposição ao sol nos horários mais quentes. Sob altas temperaturas, o calor interno aumenta a vasodilatação e isso pode diminuir ainda mais a pressão e aumentar riscos de tonturas e desmaios.
Cuidado com os exercícios físicos. Atividades físicas podem ser feitas, mas devem ser evitadas nos horários mais quentes. Fazer exercícios produz calor, e isso pode gerar danos à saúde. Prefira horários de temperaturas mais amenas.
Prefira comidas leves e evite gorduras. Legumes, vegetais e frutas devem ser consumidos porque têm água na composição, o que auxilia na hidratação do corpo. Já alimentos mais pesados geram ainda mais calor.
Use roupas frescas e protetor solar. Prefira peças claras e de tecidos respiráveis. O uso de chapéu, boné, protetor solar e óculos de sol também é recomendado.