Relatório apresentado no Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que, somadas, as tarifas do pedágio na BR-376 entre Apucarana e Ponta Grossa podem custar mais de R$ 50 aos motoristas que trafegarem pelo trecho.
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A previsão da tarifa-base do leilão das praças de pedágio foi apresentada pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, que recomendou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que revise as obras previstas nas concessões dos lotes 3 e 6 dos pedágios no Paraná. As sugestões dele foram acatadas por unanimidade pelos outros integrantes do Tribunal durante sessão plenária realizada na quarta-feira (7).
Os dois lotes abrangem rodovias estaduais e trechos de federais das regiões central, norte, oeste e sudoeste do estado, em cidades como Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Pato Branco.
Confira a previsão de tarifa no trecho entre Apucarana e Ponta Grossa que pertencem ao lote 3:
- BR-376, em Califórnia - R$ 12,39
- BR-376, em Ortigueira - R$ 14,09
- BR-376, em Imbaú - R$ 14,09
- BR-376, em Tibagi - R$ 14,09
Também pertencem ao lote 3:
- PR-323, em Sertaneja - R$ 12,99
- BR-376 (Witmarsum) - R$ 13,88
- PR-445, em Londrina - R$ 9,77
Lote 6
No lote 6, serão nove praças de pedágio, três delas que ainda serão instaladas em Lindoeste, Ampére e Pato Branco:
- BR-163, em Lindoeste - R$ 16,13
- BR-277, em Prudentópolis - R$ 14,53
- BR-277, em Candói - R$ 13,03
- BR-277, em Laranjeiras do Sul - R$ 12,96
- BR-277, em Cascavel - R$ 12,88
- BR-277, em Céu Azul - R$ 12,93
- BR-277, em São Miguel do Iguaçu - R$ 14,85
- PR-182, em Ampére - R$ 11,43
- PR-280, em Pato Branco - R$ 9,38
No total, a concessão prevê 662 quilômetros de extensão e investimentos de aproximadamente R$ 13 bilhões. O recurso será aplicada na duplicação de 445 kms de rodovias e construção de 31 kms de faixas adicionais, além de dois contornos urbanos, um em Marmeleiro e outro em Lindoeste.