Vacinação contra gripe começa nesta terça-feira em Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 27/03/2023
Estão elencados dentro dos grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe

Paraná inicia nesta terça-feira (28), a vacinação contra a gripe, antecipando em 17 dias a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia a nível nacional no dia 10 de abril. A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana informa que as doses contra a gripe vão estar disponíveis para os grupos prioritários em 25 Unidades Básica de Saúde (UBSs) com sala de vacina no município.

Estão elencados dentro dos grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais da forças armadas; pessoas cm doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com doença permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.

-LEIA MAIS: Campanha de vacinação contra a gripe começa na terça-feira, no Paraná

O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincide nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A antecipação em 17 dias da campanha da Influenza pela Secretaria de Estado da Saúde considerou também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do País, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

“Decidimos antecipar a campanha porque já estamos vacinando pessoas de grupos prioritários da bivalente, que também estão elencados para receber a vacina da Influenza. Podemos aplicar os imunizantes da Covid-19 e da gripe juntos, sem que o paranaense precise ir duas vezes até uma sala de vacina”, afirmou secretário estadual da Saúde, César Neves.

Relação das 25 Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra a gripe: