A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou o retorno do vestibular no segundo semestre deste ano. O edital do processo seletivo de alunos oferta 3.006 vagas nos 107 cursos dos 13 campi. Em Apucarana, norte do Paraná, são ofertadas 207 vagas em sete cursos: engenharia civil, engenharia de computação, engenharia elétrica, engenharia química, engenharia têxtil, química e design de moda.
O anuncio do retorno do vestibular ocorre 13 anos após o último processo seletivo deste modelo. Desde então, a universidade selecionava estudantes exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). De acordo com o diretor do campus de Apucarana, professor Marcelo Ferreira, essa será mais uma possibilidade de ingresso na universidade, de fortalecer as relações com a comunidade e contribuir para a curricularização da extensão, que exigirá o desenvolvimento de projetos de impacto na comunidade ao longo da graduação. “O Sisu não será descartado, de forma alguma, mas 70% das vagas serão destinadas ao vestibular”, informa.
- LEIA MAIS: Projetos apucaranenses se classificam em programa nacional
Ferreira explica que o retorno do exame se dá por uma série de motivos, entre eles, a necessidade de desenvolver mais ações regionalizadas na instituição. "A UTFPR está em 13 campis em todo o estado do Paraná. É a universidade que está em capilaridade em todo o estado. Diante disso, a gente sentiu essa necessidade de criar mais esse sentimento de pertencimento regionalizado, e com esse vestibular, vamos atrair o público de Apucarana e do Vale do Ivaí", explica.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e também entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. Neste período, o candidato deverá optar por uma das três modalidades: ampla concorrência, cotista ou treineiro.
Pelo menos metade das 3.006 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.
- LEIA MAIS: Cursos da UTFPR de Apucarana são destaque no Guia da Faculdade 2022
PROVA
De acordo com o edital do Vestibular de Inverno 2023, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa.
As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h e com um total de cinco horas de duração. Haverá locais de provas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio no Portal da UTFPR.
Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.