Para incentivar a criatividade e promover a resolução de problemas, a Unimed Apucarana realizou o primeiro evento de inovação com os colaboradores e cooperados, o Soluthon. Foram três dias de evento (02 a 04 de julho) em que os participantes puderam se desafiar. No primeiro dia, o presidente da singular, Ribamar Leonildo Maroneze, apresentou a problemática para os inscritos e quais públicos eram afetados pela questão. Ainda nesse dia, foram formadas oito equipes multidisciplinares.
A Unimed Apucarana vive a implantação da cultura de inovação e mudanças administrativas para se manter relevante no mercado. O presidente da cooperativa, Ribamar Maroneze, acredita que a inovação pode estar em qualquer lugar, “muitas vezes as soluções dos problemas vêm dos lugares e pessoas que menos esperávamos! Todos temos ideias. O novo formato administrativo botton-up, associado a eventos como o Soluthon, vêm para estimular a criatividade e participação dos nossos colaboradores”.
Já no segundo dia, os times puderam desenvolver suas ideias e tirar dúvidas com os facilitadores do grupo de Inovação da Unimed Apucarana. Foi durante o desenvolvimento das ideias que os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar na questão e realizar a busca ativa de informações com os cooperados e rede prestadora. No último dia, o médico Daniel Blanski trouxe mais informações sobre a problemática para contribuir com as defesas das equipes, que aconteceram no estilo de pitches, muito comum na inovação.
📰 LEIA TAMBÉM: Campanha de cooperativismo mobiliza Unimed Apucarana
Para o Soluthon, uma banca avaliadora composta por três integrantes foi formada: o vice-presidente da Unimed Apucarana, Adriano Vituri, o cooperado e Gerente de Auditoria e Regulação, José Leopoldo de Souza, e especialista em inovação e consultor do SEBRAE Apucarana, Tiago Cunha.
De acordo com o regulamento do evento e os critérios de avaliação, a banca analisou todas as apresentações e ideias. A proposta vencedora foi a da equipe “Eureca”, formada pelos colaboradores Claudio Santiago, Jonathan Hosp, Sueli Presente e Giselle Bernini Vasilio. Também ganharam, respectivamente, em 2º e 3º lugares as equipes “Soluni” e “Green Genius”.
Para celebrar a conquista, as três equipes melhores colocadas receberam um voucher para almoço em um restaurante da cidade. Os próximos passos ainda estão por vir, como a elaboração de um plano de ação e viabilidade para implantação da ideia.