Para auxiliar os imigrantes que decidiram buscar um futuro melhor em Apucarana (PR), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza desde 2020 o curso “Português para Estrangeiros” no campus da cidade. A oferta integra um projeto de extensão do curso de Letras/Português da instituição.
Desde o ano passado, com o fim da pandemia de covid-19, o curso passou a ser presencial. A primeira turma contou com a participação de 25 alunos, a maioria imigrantes haitianos e venezuelanos.
-LEIA MAIS: Colisão seguida de capotamento deixa idosa ferida em Apucarana
Agora, a Unespar está com inscrições abertas para uma nova edição do curso presencial “Português para Estrangeiros”, mas com 40 vagas. Os interessados têm até o próximo dia 20 para se inscrever pela internet. O formulário está disponível aqui.
O curso tem como objetivo ajudar os estrangeiros a melhorar a pronúncia e conversação, além de aprimorar o vocabulário em português.
A professora Juliana Carla Barbieri Steffler, do curso de Letras/Português, da Unespar de Apucarana, explica que o curso será realizado aos sábados, com carga horária de 40 horas. As aulas começam em 2 de setembro e serão ofertadas no período da tarde, das 13h30 às 17h. Os participantes garantem um certificado emitido pela universidade.
Juliana explica que o curso auxilia os imigrantes nos processos de naturalização junto à Receita Federal. “Um dos requisitos é o aprendizado da língua falada no nosso país. A Receita não aceita cursos online, apenas presenciais, e esse foi o grande diferencial do nosso trabalho”, pontua.
A professora afirma que os alunos que fizeram o curso no ano passado já iniciaram os trâmites de naturalização. “Nossos alunos são jovens e adultos, entre 18 e 60 anos, todos vindos de condições muito difíceis de seus países de origem, principalmente por questões econômicas”, assinala a professora.
Além das aulas de português, a Unespar firmou uma parceria com a Agência do Trabalhador, que ajudará no encaminhamento desses alunos a vagas de empregos.
“Serviremos também café da tarde e, caso o aluno estrangeiro tenha filhos e não tenha com quem deixar durante a aula, haverá monitores desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças enquanto os pais estudam”, acrescenta.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 99708-6381.