Apucarana é um município localizado no norte do estado do Paraná. De 1940 a 1970 viveu o ciclo do café. De 1980 até os dias de hoje vive o ciclo têxtil. Mas um movimento iniciado em 2009, com o Conecta Apucarana, vem criando o ciclo da tecnologia e inovação no município.
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O Sindicato do Comércio Varejista (Sivana), sentindo este bom momento procurou a Fecomércio, para viabilizar o projeto de revitalização da Rua Ponta Grossa. “Identificamos na Ponta Grossa a possibilidade da criação do modelo de Shopping a Céu Aberto. Com o aporte da Fecomércio, este projeto se tornou possível, ainda mais porque trouxe consigo o Sebrae”, explica a presidente do Sivana, Aida Assunção.
O Consultor do Sebrae Paraná, Tiago Cunha, diz que o desafio inicial foi unir os empresários. “Para isso, foram feitas reuniões de sensibilização até a formação de uma governança, que agora é responsável pelas decisões mais importantes da revitalização”, diz Tiago Cunha.
E, para isso, o Sebrae organizou missões para os empresários conhecerem outros modelos de Shopping a Céu Aberto. “Esta ação foi importante para eles entenderem que a revitalização não está somente na parte estética, mas passa também pela forma de propor uma experiência de compras diferenciada aos clientes”, ressalta Tiago.
Característica da Rua
A Rua Ponta Grossa reúne 150 empreendimentos comerciais. Ela se situa de forma paralela com a principal avenida da cidade e, por isso, tem uma concorrência natural.
O presidente da governança da Rua Ponta Grossa, Fábio Bonetti, relata que este trabalho de inovação começou há dois anos. “O apoio da Fecomércio, do Sebrae e Sivana foi fundamental. Estamos mudando a mentalidade dos empresários, tanto que já adotamos algumas ações coletivas de marketing, como a Black Friday, Festival da Primavera, Dia das Crianças, entre outras. Mas também estamos recebendo cursos e treinamentos específicos para construir este novo modelo de negócio para a Rua Ponta Grossa”, diz Fabio.
A Prefeitura de Apucarana é outra entidade que participa desta mudança no comércio. “Em 2024 ela fez um novo asfalto em nossa rua. Agora, está licitando o mobiliário urbano, que irá compor a via. A Ponta Grossa será uma rua inteligente, com internet grátis, câmeras de segurança com reconhecimento facial, que trará segurança a todos. Terá ainda lounges de descanso para os clientes, espaços para eventos, iluminação especial rebaixada e led, entre outros detalhes”, destaca a presidente do Sivana, Aida Assunção.
Próximo passo
Os empresários devem constituir um CNPJ para formalizar a governança e seguirem com o projeto. “Algumas etapas teremos que custear. Como acontece, por exemplo, em shoppings tradicionais com o fundo dos lojistas. Em nossa rua teremos que ter algo parecido, porque em pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), o tempo de permanência de um consumidor no comércio de rua é de 20 minutos. Já num shopping chega a 2 horas. Então, temos muito a ganhar com essa transformação inovadora para nossos negócios”, conclui Fabio Bonetti, presidente da governança da Rua Ponta Grossa.
Shopping a Céu Aberto é tendência
Os open malls, também chamados de streets malls, vem ganhando cada mais espaço no cenário do varejo brasileiro. Com um modelo de negócio inovador e uma proposta mais flexível, esses espaços estão se tornando uma alternativa mais atrativa para lojistas e consumidores.
No Brasil, o conceito de shopping a céu aberto chegou mais recentemente, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls), em parceria com a Brain: 79% dos open malls do Brasil possuem menos de dez anos de existência.
Os open malls se integram às comunidades locais, promovendo eventos e oferecendo serviços personalizados. Além de serem mais agradáveis e de baixo custo de manutenção, comparados aos Shoppings tradicionais.
Apesar de recentes, os open malls já representam entre 10% e 15% do total de shopping centers no país, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).
“Apesar da Rua Ponta Grossa ainda estar no início da revitalização, estamos incentivando os empresários a inovarem e de forma conjunta. Com isso, o consumidor vai reconhecer ao logo do tempo, que nossa rua tem algo diferente. Os últimos eventos mostraram que esse é o caminho para transformar negócios tradicionais em experiências de compra de sucesso”, conclui Fabio Bonetti, presidente da governança da Rua Ponta Grossa.
Por Jian Papa - especial para o TNOnline