A Unidade Móvel de Cultura do Sistema Fiep vai estar em Apucarana no mês de agosto para uma apresentação especial, de dois dias, direcionada aos cerca de 1,4 mil alunos dos terceiros anos das 36 escolas da rede municipal de ensino que integram o Projeto Bonetizando. A iniciativa, que promove visitas pedagógicas junto às indústrias do vestuário, oportunizando aprendizado lúdico de como funciona a cadeira produtiva do vestuário, é desenvolvida pela Autarquia Municipal de Educação, Sindicato das Indústrias do Vestuário do Vale do Ivaí (Sivale) e Arranjo Produtivo Local do Boné (APL-Bonés).
-LEIA MAIS: Apucarana terá museu dedicado à história do boné e vestuário
A unidade móvel, que consiste em uma carreta adaptada para apresentações artísticas e teatrais, vai estar ancorada na Praça Rui Barbosa e, em Apucarana, vai oferecer contação de história aos alunos. A notícia da vinda da unidade de Cultura do Sistema Fiep foi comunicada ao prefeito Júnior da Femac nesta sexta-feira (19/04) em reunião com o presidente do APL Boné, Jayme Leonel, a presidente do Sivale, Bete Ardigo, e representantes do Senai Apucarana. “Muito feliz em receber esta confirmação. Uma atividade que abrilhanta ainda mais o “Bonetizando”, que é um projeto que tem permitido que as nossas crianças aprendam a valorizem esse segmento que é importantíssimo para a nossa economia”, salientou o prefeito Junior de Femac.
A relação de Apucarana com o boné começou na década de 1970, quando a primeira fábrica do acessório, a Cottons, foi aberta. O município também foi responsável por transformar o boné de um simples item de proteção para o rosto em um artigo de moda que é usado por todas as pessoas, incluindo atletas, artistas e grandes personalidades.