A pesquisa Top de Marcas Apucarana, que anualmente afere a lembrança espontânea de marcas na memória do apucaranense, será revelada nesta sexta-feira (30) em publicação especial encartada na Tribuna do Norte e no portal www.topdemarcas.com.br. A premiação das empresas líderes na pesquisa acontece amanhã (29), no clube Água Azul.
Para a jornalista e realizadora do Prêmio Top de Marcas, Cláudia Romariz, ser a marca mais lembrada no segmento de atuação é muito mais do que uma vantagem competitiva. Significa alcançar a percepção e o reconhecimento do consumidor. “Reter informações é um dos grandes desafios do mundo atual. Quando alcançamos a memória espontânea das pessoas com os esforços de comunicação e relacionamento, atingimos a condição necessária para termos a oportunidade de oferecer experiências de consumo, fidelizar clientes e formar os embaixadores das marcas”, afirmou.
Neste ano, a pesquisa Top de Marcas Apucarana, iniciada em 2009, completa 15 anos. “Em todo esse período fomos a campo para realizar uma única pergunta aos apucaranenses: Qual a marca que primeiro vem a sua memória quando pensa nos diferentes segmentos de mercado. Algumas marcas seguem invictas nesse podium, alcançando a liderança em todas as pesquisas realizadas”, destacou.
A metodologia da pesquisa utiliza a segmentação por cotas para definir a amostragem das entrevistas de acordo com os números apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que definem o perfil dos moradores da cidade por sexo, idade e escolaridade. A amostragem por renda é calculada com base nos indicadores do IPCMaps que mapeia o potencial de consumo das cidades brasileiras. E amostra por região é proporcional à quantidade de moradores dos bairros, totalizando neste ano 400 entrevistados.