O apucaranense Matheus Lima de Carvalho Lázaro, de 24 anos, é julgado nesta quarta-feira (13) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele está entre os quatro primeiros réus que terão seus processos analisados na Corte pela depredação dos Três Poderes, em 8 de janeiro.
O julgamento tem como relator o ministro Alexandre de Moraes. A sessão começou por volta das 10 horas. Veja ao vivo abaixo
- LEIA MAIS: Saiba quem é o apucaranense julgado no STF por "atos golpistas"
O apucaranense é alvo da Ação Penal (AP) 1183, a segunda na pauta do julgamento. Matheus foi preso com um canivete na noite de 8 de janeiro e deixou em Apucarana a mulher grávida. Em mensagens enviadas à esposa e interceptadas pela Polícia Federal, o apucaranense defendeu intervenção militar e a depredação. “Tem que quebrar tudo, pra ter reforma, pra ter guerra amor. Guerra... Pro exército entrar... entendeu?”.
Junto com outros bolsonaristas da cidade e da região, ele viajou os mais de 1.100km que dividem Apucarana e Brasília. Para a polícia, Matheus disse que é entregador, ganha um salário mínimo, vai à igreja evangélica e gosta de jogar futebol. Também disse ser “bolsonarista e nacionalista” e ter participado ativamente de “movimentos” de oposição ao presidente eleito, como o acampamento de 60 dias em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana. Foi onde teria recebido o convite para participar da viagem a Brasília.
O apucaranense tem como advogada Larissa Claudia Lopes de Araújo. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, ele responde pelo crime contra a paz pública, associação criminosa armada, crimes contra instituições democráticas, abolição violenta do estado democrático de direito, crime contra o patrimônio, dano qualificado pela violência, entre outros crimes.
Assista ao julgamento: