Serão abertas nesta segunda-feira (22) as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na região, quatro instituições de ensino superior de três municípios vão ofertar 404 vagas. Neste ano, a seleção vai adotar formato único, assim, os interessados em ingressar em um dos cursos ofertados têm apenas essa chance para participar do processo.
-LEIA MAIS: Mortes no trânsito tiveram queda de 18% em Apucarana em 2023, diz PM
Na região, Apucarana tem maior número de vagas ofertadas, uma vez que duas instituições públicas participam do processo: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participam do processo. São 22 cursos disponíveis nas duas instituições.
O campus da Unespar abriu 243 vagas. Entre os cursos com maior oferta de vagas estão Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social, com 38 vagas cada. Segundo o diretor do campus apucaranense da Unespar, professor Daniel Fernando Matheus Gomes o número de vagas ofertadas pelo Sisu foi definido por cada colegiado. “Cada colegiado determinou o percentual de vagas que seria direcionado ao vestibular e ao Sisu”, explicou o diretor, ressaltando que neste ano ocorrerá apenas uma edição do Sisu, sem mais oportunidades no meio do ano. “Foi determinação do governo federal, mudando a legislação a todo o país”, explica.
No campus da UTFPR de Apucarana são 108 vagas em sete cursos. O curso de Engenharia têxtil abriu maior número de vagas (26). A instituição, que preenchia vagas exclusivamente via Sisu, adotou ingresso misto, com realização de vestibular desde o ano passado.
Em Ivaiporã, as vagas são no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nos cursos de educação física, história e serviço social.
Já no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Jandaia do Sul, o Sisu abre 33 vagas em quatro cursos: Ciências Exatas, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção.
As inscrições para o Sisu vão até o quinta-feira (25), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, usados na seleção, foram divulgados aos candidatos nesta semana.
Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os estudantes podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.
Em todo país, 127 universidades participam desta seleção com oferta de 264.360 vagas.