Mirinho Moisés, presidente do Sindicato Rural e Patronal de Apucarana, fez o registro de várias imagens e vídeo de espumas densas, águas turvas e até peixes mortos. "Nos últimos dois meses aumentou a quantidade de poluição", diz. Segundo ele, a água fica fétida e espumante. O que aumenta nos finais de semana e madrugadas de chuva na região. "Essa água passa pelo Rio Biguaçu, entra no Rio Barra Nova, passa pelo Rio Bom e segue naturalmente para o Rio Ivaí", explica.
Entre os registros feitos, há um vídeo - assista abaixo - de cardumes de cascudos boiando mortos, ao longo do Rio Barra Nova. Segundo o Sindicato, a reclamação foi feita a Guarda Municipal de Apucarana e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA).
"O risco é grande para os humanos, pelas hortaliças irrigadas e animais ao longo das propriedades", lamenta Mirinho.
Amostras da água e dos peixes foram encaminhadas para análise através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e também a Sanepar. "A resposta deve chegar em até duas semanas", segundo o departamento de fiscalização da Guarda Municipal Ambiental de Apucarana.
A região onde há essas suspeitas de poluição têm várias propriedades rurais. "Por isso e pela suspeita considerada grave pela entidade que atende centenas de associados da região, esperamos respostas que possam cessar de vez o problema", conclui em nome do sindicato o produtor rural.
Da Redação
Assista o vídeo com os peixes: