Cerca de 500 profissionais da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, e auxiliares de saúde bucal participaram nesta quarta-feira (29), no Cine Teatro Fênix, de um dia de capacitação com o tema “doenças respiratórias”. O objetivo é repassar novas orientações e protocolos de ação diante do aumento de casos grave de gripe, pneumonia e bronquiolite neste período de dias mais frios.
-LEIA MAIS: Beto Preto inaugura novo Pronto-Socorro do Hospital da Providência
As informações técnicas no evento ficaram a cargo do médico pediatra Luiz Carlos Busnardo. “O objetivo é capacitar nossos profissionais para que estejam ainda mais preparados para diagnosticar os diferentes tipos de doenças respiratórias e, principalmente, identificar quando estão evoluindo para gravidade e como agir diante deste quadro de saúde do pacientes”, informa Médico Especialista em Medicina de Família e Comunidade da Autarquia Municipal de Saúde, Odarlone Orente.
De acordo como Odarlone participam da capacitação “servidores de todos os ambientes da saúde, desde a atenção básica até a UPA. Profissionais da educação também estão acompanhando porque estão em ambientes frequentados por crianças em idade pré-escolar e escolar, que são as mais acometidas por doenças respiratórias neste período de temperaturas baixas.”
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Odarlone faz um alerta. “Neste momento em que há um aumento de doenças respiratórias, constatamos que os casos que eram para ser de evolução menos complicada estão evoluindo para internação, principalmente nos diagnósticos de bronquiolite”, observa Odarlone.
O secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, diz que diante da chegada dos “meses de frio”, a Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura de Apucarana (AMS) reforça o alerta à população para a importância de intensificarem a prevenção e também procurarem estar em dia com a vacinação contra a gripe, principalmente em relação às crianças e idosos.
Medidas preventivas para evitar as doenças respiratórias:
– Boa hidratação para evitar ressecamento das mucosas, bastante comum em tempo frio, que favorece infecção e alergias
– Alimentação saudável (frutas e verduras incluídas)
– Evitar aglomeração
– Manter arejado os espaços
– Manter a vacinação em dia
– Utilizar roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios
– Procurar o atendimento médico em caso de sinais persistentes de doenças respiratórias
– Uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios