O secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani, esteve na manhã desta sexta-feira (11) na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). Ele participou da reunião do Conecta Apucarana e anunciou, na oportunidade, uma novidade para o setor empresarial e industrial. Segundo o ex-deputado, o município contará com um parque tecnológico - que é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. (Assista entrevista completa abaixo)
"É exatamente esse o projeto que a gente tinha tido em 2020. Nós chegamos a fazer um encontro para que a gente pudesse criar um parque do Vale do Ivaí", disse o secretário em entrevista ao TNOnline.
- LEIA MAIS: Apucarana sedia Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil; vídeo
Ainda segundo ele, a região tem potencial para receber o projeto. "Temos aqui a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), nós temos a Unespar, nós temos duas instituições privadas também. Nós temos a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Jandaia do Sul. Nós temos o Instituto Federal em Arapongas, em Ivaiporã, em Astorga. Então, eu não tenho dúvidas que nós podemos ter toda a condição para desenvolver um parque tecnológico", disse.
O secretário diz ainda que o projeto tem o apoio do governador Ratinho Junior. "O governador tem apoiado muito a questão da inovação, da ciência, tecnologia e nós vamos construir um belo projeto, não tenho a menor dúvida, para a gente poder transformar esse grande sonho, não só nosso, mas de tanta gente em realidade e possamos dar um novo passo do desenvolvimento a nossa cidade e o papel da conexão na segurança", completou.
O presidente da Acia, Wanderley Faganello, comemorou o anúncio, uma vez que a associação busca fomentar a inovação em Apucarana. "Nós estamos trabalhando há muito tempo a respeito da inovação dentro da nossa cidade. Criamos o Conecta Paraná e tem mais de 20 entidades envolvidas e tem alguns ativos que a gente já realizou na cidade e, principalmente, na legislação", disse.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
"Hoje a gente tem a oportunidade de receber novos ativos, gerir o parque tecnológico e outras atividades realmente", concluiu.
O encontro contou com a presença de representantes da UTFPR, Unespar, Conecta, além de empresários.
Assista: