A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Apucarana (Sema) concluiu nesta sexta-feira (10/01), após apurar a morte de peixes no Lago Jaboti, que não houve crime ambiental. Conforme o biólogo, Udson Mikalouski, superintendente da pasta, que esteve no local verificando o problema, a baixa oxigenação da água provocada pela falta de plantas – já que o lago é artificial – e as elevadas temperaturas, são as causas da mortandade.
📰 LEIA MAIS: Grave acidente na PR-444 deixa um morto e feridos em Mandaguari
Ele entretanto, não descarta a possibilidade de que possa ter havido algum foco de poluição pontual, mas não foi possível constatar essa situação.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente estima que cerca de 50 tilápias morreram nos últimos dias. Essa não é a primeira vez que o fato acontece tendo como motivação fatores ambientais.
O secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, adiantou nesta sexta-feira que a prefeitura de Apucarana vai instalar equipamentos no Lago Jaboti para ajudar a resolver o problema.
“Já foram comprados e nós vamos instalar no decorrer dos próximos dias. São 13 aeradores elétricos,para equilibrar o oxigênio da água, melhorando assim sua qualidade, pontuou.