A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana concluiu nesta sexta-feira (16) uma capacitação sobre “Suporte Básico de Vida”, direcionada aos profissionais da atenção primária, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. A capacitação foi realizada por meio do setor de psicologia organizacional do trabalho, com o apoio do Samu de Apucarana.
A psicóloga Graziela Calsavara informa que foram abordados com mais ênfase os temas: rede de urgência e emergência; suporte básico de vida; e obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Segundo ela, após os conteúdos teóricos, os participantes foram divididos em estações para simulação dos atendimentos na prática.
- LEIA MAIS: 9ª edição dos Jogos das Crianças inicia nesta segunda-feira
Os instrutores Miquéias Romagnolo, Fábio Carlos da Silva, Carlos Eduardo Arruda e Guilherme Borghesan enfatizaram que os procedimentos básicos realizados de maneira correta garantem a manutenção da vida, até que o serviço de urgência possa chegar ao local do atendimento.
O foco foi rever as práticas de atendimentos de urgência e emergência que propiciam aos profissionais de saúde da atenção básica uma atuação com maior segurança e efetividade no atendimento à população.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos
Para a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Giordana Maronezzi, a atenção básica é a porta de entrada para toda a população. “Capacitar os servidores é essencial para promover um atendimento de qualidade que garanta um melhor diagnóstico aos usuários atendidos. Isso também promove a integração entre os servidores e serviços”, avalia Giordana.