Distribuídos em 5 dias de curso, cerca de 400 servidores a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana receberam capacitação sobre o tema “atualização sobre as melhores práticas no tratamento do usuário com suspeita de dengue”. O treinamento iniciou na semana passada com enfermeiros; médicos; dentistas; equipes do Laboratório municipal, Casa da Gestante, Centro Infantil, Ambulatório de Dermatologia; e profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Nesta quarta-feira (13) e na quinta (14) é a vez de técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, técnicos em higiene dental e auxiliares de dentista atualizarem seus conhecimentos sobre as melhores práticas no combate à doença.
-LEIA MAIS: Inscrições para natação no Centro da Juventude serão abertas dia 19
A capacitação é ministrada pela médica Ariana Carolina Luciano Valim. O coordenador do Departamento de Vigilância e Epidemiologia de Apucarana, Luciano Simplício Sobrinho, explica que o objetivo do treinamento é fortalecer o fluxo do usuário com suspeita de dengue, proporcionando um atendimento mais eficiente desde o momento da suspeita até o tratamento adequado. Serão abordados temas como estadiamento da doença (classificação por grupo de acordo com a gravidade), manejo clínico adequado, monitoramento e ações eficazes no território, visando melhorar a qualidade da assistência.
De acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, a capacitação dos servidores é fundamental para enfrentar o desafio constante que a dengue representa. “Com o conhecimento atualizado e as melhores práticas em mãos, os profissionais de saúde estarão mais preparados para diagnosticar precocemente a doença, oferecer um tratamento adequado e adotar medidas preventivas eficazes”, afirma Bachiega.
Apucarana soma 110 casos de dengue
A prefeitura de Apucarana reforça o alerta sobre o crescente número de casos de dengue na cidade. O boletim semanal de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado ontem (12), confirmou 110 casos da doença no município.
“Esse número é muito preocupante porque indica que em apenas duas semanas o número de casos quase triplicou. Apelo para população reforçar os cuidados para manter seus quintais livres de criadouros do mosquito da dengue. Água parada não pode existir nas suas casas. Nos ajudem a salvar vidas”, afirma o prefeito Junior da Femac.