O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15) e vai até 31 de maio. Na agência da Receita Federal de Apucarana, que abrange 15 municípios, 38 mil declarações são esperadas neste ano.
O chefe da agência, Marcelino Colombo, afirma que o maior número de contribuintes que precisa prestar contas com o Leão na região está em Apucarana: 23,5 mil. Ele assinala que a principal novidade em 2023 é a opção da declaração pré-preenchida, que também será liberada nesta quarta-feira.
- LEIA MAIS: Mais de 700 motoristas esquecem CNH em Apucarana e Arapongas
Para acessá-la, o contribuinte deve ter uma conta Gov.br de nível prata ou ouro. Na declaração pré-preenchida, o sistema da Receita Federal traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser digitadas uma a uma pelo declarante. São informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no programa do Imposto de Renda 2023.
“A declaração pré-preenchida recupera todas as informações que estão no sistema. São 15 itens de verificação”, explica Marcelino, observando que o contribuinte, porém, fica responsável por verificar todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias.
Segundo ele, é importante prestar atenção nas informações para evitar a malha fina. “O principal problema é o preenchimento equivocado dos dados e também quando o contribuinte esquece ou omite algum rendimento”, cita. Ele também observa erros em relação aos dependentes. “Os dados são cruzados, então, qualquer inconsistência será denunciada pelo sistema”, pontua.
A declaração pré-preenchida é ofertada em todas as plataformas oferecidas para fazer e enviar a declaração: on-line no portal e-CAC; pelo programa do IRPF 2023 no computador e pelo celular ou tablet com o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Para tentar reduzir os riscos de enganos e diminuir o número de declarações retidas em malha fina, a Receita Federal mudou o prazo para a entrega da declaração. Neste ano, o período disponível para enviar as informações vai de 15 de março a 31 de maio. A mudança foi feita para que todos pudessem ter acesso justamente à declaração pré-preenchida.
Para estimular o cidadão a usar esse recurso, o fisco avisa que quem fizer a declaração pré-preenchida e solicitar a restituição via Pix (desde que seja o número do CPF) entra na lista de prioridade para receber a restituição.
ARAPONGAS
Com a desativação da agência da Receita Federal em Arapongas, no ano passado, o atendimento dos contribuintes da cidade está sendo feito em Apucarana. A unidade araponguense atendia seis municípios, que devem enviar 47 mil declarações em 2023, segundo a Delegacia Regional de Londrina.