Apucarana (PR) recebeu uma equipe do Hospital Santa Casa de Ponta Grossa nesta terça-feira (23), para conhecer o setor de radioterapia do Hospital da Providência que é referência em todo o Paraná. A unidade, localizada na Rua Osório Ribas de Paula, foi construída em tempo recorde de seis meses.
Diretor técnico do hospital de Ponta Grossa, dr. Rogério Clemente informa que o objetivo buscar informações para construir uma unidade de radioterapia nos mesmos moldes. “Estamos impressionados com o grau de profissionalismo dos envolvidos nesse projeto. E mais ainda com o comprometimento deles. É uma equipe bem entusiasmada. A gente percebe a curto prazo de tempo que são engajados e estão tendo um resultado excepcional. Esse serviço é muito bem montado, o equipamento é de altíssima qualidade, tenho certeza que ajuda muito todos da região”, afirmou.
- LEIA MAIS: Horta Solidária começa a abastecer refeitório dos operários
Diretora-geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Ramos, destaca a alegria de contribuir com outras instituições. “Eles vieram porque nossa instituição teve um case de sucesso, uma implantação muito rápida, tanto na parte do projeto na Itaipu, até a chegada do equipamento e implantação da equipe no serviço, algo muito complexo, mas com apoio de tantas mãos se tornou possível de forma ágil e rápida. Em pouco tempo conseguimos fazer um bunker que a nível de Brasil acredito que seja mais rápido, para que pudéssemos receber o equipamento.
A unidade começou a ser implantada em 2019. Com área total de 367,56 metros quadrados, além do bunker com equipamento para radioterapia, a unidade conta com área de apoio composta por sala de espera do acelerador linear, posto de comando do acelerador linear, sala de espera, box de troca de roupa, sala de confecção de máscaras, dois consultórios, sala de planejamento física médica, copa, DML, sala de atividades e banheiros.
“Tenho que destacar nosso secretário de saúde, Beto Preto, que era prefeito na época e nos chamou em uma noite e disse que queria o projeto para aquela semana. Atendemos e fizemos o projeto e Beto Preto encaminhou junto à Itaipu e agora temos um serviço de referência EM todo o estado”, assinala a diretora-geral.