Providência realiza captação de órgãos nesta quarta-feira

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 15/07/2020
Providência realiza captação de órgãos nesta quarta-feira

O Hospital do Providência de Apucarana realizou nesta quarta-feira (15), a captação dos órgãos de um paciente de 37 anos que deu entrada no hospital no último sábado (11).

Após constatação da morte cerebral, foram retirados fígado, rim direito e rim esquerdo com autorização de familiares.

A captação mobilizou a equipe da Central de Transplantes localizada em Curitiba. A estrutura para o desenvolvimento das atividades de doação de órgãos e tecidos para transplantes, no  Paraná envolve ainda quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPO’s) situadas em Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá e 67 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

 Quem recebe os órgãos

Os órgãos doados são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera. Esta lista é fiscalizada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e pelas Centrais Estaduais de Transplantes.

A seleção de um paciente que aguarda por um transplante ocorre com base na gravidade de sua doença, tempo de espera em lista, tipo sanguíneo, compatibilidade anatômica com o órgão doado e outras informações médicas importantes. Todo o processo de seleção dos potenciais receptores é seguro, justo e transparente.