Providência anuncia ação solidária em prol da radioterapia

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 01/09/2021
Providência anuncia ação solidária em prol da radioterapia

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizou uma reunião com os prefeitos e secretários municipais de educação do Vale do Ivaí para falar sobre a ação solidária "Unidos pela Radioterapia", em prol do setor de radioterapia do Hospital da Providência, de Apucarana. 

As associações concederam à equipe do hospital um espaço para explicar sobre a ação, que consiste no sorteio de cinco novilhos que acontece dia 2 de outubro. A cada doação de R$10 realizada, o doador recebe um cartão com um número e concorre aos cinco prêmios e estará contribuindo para a aquisição do Sistema OBI® – Varian, que permite a realização da radioterapia guiada por imagem, agregando ainda mais tecnologia no tratamento contra o câncer para os pacientes da 16ª e 22ª Regional de Saúde atendidos no setor.

O evento contou com a presença do Hospital da Providência, representado pela gerente administrativa Rafaela Costa, e pela coordenadora do setor de Projetos, Fabielle Lima, que puderam explicar sobre o mais recente projeto do hospital em prol dos pacientes da radioterapia da Unidade de Tratamento do Câncer de Apucarana.

Os membros do hospital foram recebidos com cordialidade no evento e contaram com o apoio dos municípios na arrecadação de recursos em benefício dos pacientes. “Fomos muito bem acolhidos para falar dessa ação solidária e pudemos contar com a parceria dos prefeitos em benefício de quem luta contra o câncer”, explica a coordenadora Fabielle Lima.

Radioterapia

A Radioterapia Guiada por Imagem (do inglês Image Guided Radiation Therapy – IGRT) possui alta precisão de localização do tumor. Com ela é possível diminuir drasticamente o número de frações (dias que o paciente precisa comparecer para realização do tratamento) em comparação com a Radioterapia Convencional que não utiliza a IGRT.

Essa diminuição do número de sessões torna-se essencial para serviços de radioterapia, possibilitando um aumento da oferta de tratamento e, principalmente, diminuindo a necessidade do número de dias que os pacientes necessitam se deslocar para o Serviço de Radioterapia, por exemplo, um tratamento que duraria 30 sessões, com essa tecnologia poderá ser realizado com apenas 3.

O setor de radioterapia de Apucarana é referência nacional para tratamento do câncer e já foram realizadas mais de quatro mil sessões para pacientes de 20 diferentes municípios.