Projeto impõe limite de velocidade no entorno do Jaboti em Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 25/03/2024
Além de placas de sinalização indicando limite de velocidade, o projeto sugere a instalação de “tartarugas”, lombadas e placas

Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (25), a Câmara de Apucarana aprovou em primeiro turno projeto de lei do vereador Lucas Leugi (PP) que impõe limite de velocidade nas vias públicas no entorno do Parque Jaboti. Pela proposta, a velocidade máxima para veículos e motos será de 30 quilômetros por hora.

Além de placas de sinalização indicando limite de velocidade, o projeto sugere a instalação de “tartarugas”, lombadas e placas indicando a presença de animais silvestres nos arredores. 

-LEIA MAIS: Comércio de Apucarana não vai abrir na Sexta-Feira Santa

A intenção do projeto é impedir que condutores de veículos e motos abusem da velocidade naquela área de lazer, colocando em risco pedestres e animais que por ali também circulam, principalmente capivaras. Em caso de não cumprimento da lei, o Departamento Municipal de Trânsito poderá aplicar multa ao infrator. 

O vereador Lucas Leugi diz que tem acompanhado muitos casos de atropelamentos, acidentes de veículos e motos de grandes proporções naquela área ambiental e de lazer, com vários deles ceifando vidas. Segundo ele, “a alta velocidade gera um grande risco para moradores da localidade e para aqueles que vão curtir um lazer junto com as crianças e os praticantes de esportes”.

A proposta não somente foi aprovada por unanimidade, como também recebeu adendo por parte dos companheiros de Legislativo. O vereador Marcos da Vila Reis (PSD), por exemplo, sugeriu que idêntica medida seja adotada em todos os parques ecológicos e de lazer existentes no município.

REQUERIMENTOS

Além deste projeto de lei, a Câmara aprovou cinco requerimentos, a maioria endereçada ao Executivo.

O vereador e presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL), pede informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre a não utilização de ônibus com sanitários internos no transporte de pacientes em longas distâncias para atendimentos médicos especializados, como em Curitiba e Campo Largo. O vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) também pede que a Prefeitura viabilize uma ambulância adaptada exclusivamente para transporte de pessoas com deficiência (PCD). O mesmo vereador solicita à Viação Apucarana Ltda. (VAL) mudança no itinerário do ônibus que faz a linha 230 do Residencial Interlagos.

O vereador Marcos da Vila Reis teve dois requerimentos aprovados, um que pede instalação de câmeras de segurança nas entradas e saídas da Vila Reis e outro solicitando conclusão das obras da Praça do Meu Campinho, na região do Biguaçu.

Na mesma sessão foi entregue Moção de Aplausos para Adelina Eugênio Machado Barbosa, por proposição do vereador Mário Felippe (PROS), pelo grande trabalho social que ela realiza em Apucarana seja por conta própria seja a serviço da Igreja Católica.