Dois professores que fazem parte do quadro docente do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE) foram selecionados no Programa de Intercâmbio Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado. A previsão é que os educadores embarquem em setembro para o Canadá, onde terão uma experiência de até quatro semanas de Formação Continuada em uma Instituição de Ensino Superior.
A professora de Educação Especial Márcia Cristina Nunes Avansi, de Apucarana, foi uma das selecionadas. Ela leciona há mais de 22 anos e atualmente, dá aulas no Colégio Estadual Cel. Luiz José dos Santos, no Pirapó. No ano passado, ela concluiu mestrado em Educação Inclusiva pela Unespar e hoje faz parte do programa Formadores em Ação. A professora se inscreveu para o intercâmbio com um projeto de educação inclusiva, e foi selecionada. Ela conta que recebeu a notícia com muito contentamento e gratidão.
“Esta é uma grande oportunidade de crescimento pessoal, profissional e cultural, para deixar nossos conhecimentos mais assertivos. Esse intercâmbio mostra que vale a pena sonhar, vale a pena estudar e se especializar”, declarou a professora.
- LEIA MAIS: Primeira edição da Prova Paraná2023 acontece nesta semana
O professor Alan Charles Fontana, do Colégio Estadual Antônio Racanello Sampaio, de Arapongas, também foi selecionado.
Ao todo, 96 professores de todo Paraná foram escolhidos para o intercâmbio. Os aprovados são de diversas regiões do estado e embarcarão em setembro para a Finlândia ou Canadá.
O Programa
O objetivo desta edição do Ganhando o Mundo é possibilitar que, a partir da imersão no sistema educacional de outro país, professores e pedagogos da rede estadual possam compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar sua capacidade de contextualização social, histórica e cultural.
Durante o intercâmbio, os profissionais terão vivência em sistemas educacionais que são referência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e desenvolverão projetos que, ao serem aplicados nas escolas da rede pública estadual, contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem.
Após concluir o período de formação no exterior, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.
O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões. A Seed arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto.
Da redação com assessoria AEN