A professora Thayz Diniz Bomba, de Apucarana, no norte do Paraná, foi citada em uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado neste domingo (9). O nome da docente apareceu na questão 47 da prova, em um texto baseado em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a história da dança.
📰 LEIA MAIS: Defesa Civil já entregou 4 t de alimentos em Rio Bonito do Iguaçu
Thayz é professora de Arte, mentora de inteligência emocional, coaching vocacional e psicopedagoga. O trecho mencionado na questão aborda a relação entre o cristianismo e as manifestações artísticas, como teatro e dança, a partir do século IV.
A professora, que atualmente leciona no Colégio São José, em Apucarana, disse que sentiu um misto de emoções ao ver que seu trabalho havia sido citado no Enem. “É difícil explicar o que senti: surpresa, alegria e uma imensa gratidão. Escrevi aquele texto com o olhar de uma professora apaixonada pela arte e pela educação, e ver que ele continua ecoando tantos anos depois é como receber um abraço do tempo”, disse ela.
O texto apresentado aos candidatos reproduzia parte do estudo acadêmico:
“A partir do século IV, com os imperadores ditos cristãos, o teatro e a dança foram condenados. O batismo era recusado aos que atuavam no circo ou na pantomima. E em 398, no Concílio de Cartago, os que iam ao teatro nos dias santos foram excomungados.”
DINIZ, T.; SANTOS, G. História da dança. Disponível em: www.uel.br. Acesso em: 18 out. 2023.
"A dança sempre foi, para mim, mais do que movimento — é linguagem, é memória, é corpo que pensa e sente. E saber que minhas palavras ajudaram a compor uma prova que alcança milhões de estudantes é um presente que eu jamais imaginei receber", completou Thayz.
"Obrigada a todos que acreditam na força da arte e da educação. Hoje, celebro não apenas a lembrança do meu nome, mas a permanência daquilo que me move: ensinar com amor e deixar que a arte fale por nós", disse ela emocionada.
Enem 2025 registrou aumento de inscrições
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem 2025 teve mais de 4,8 milhões de inscritos, e 73% participaram da prova neste domingo. O número representa um aumento de 11% em relação à edição anterior e de 38% em comparação a 2022.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
O balanço preliminar foi divulgado em coletiva de imprensa pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, em Brasília (DF). Segundo o MEC, o gabarito oficial do primeiro dia de aplicação será divulgado na quinta-feira (13).
