As temperaturas subiram em algumas regiões do Brasil recentemente e, por conta disso, os termômetros se aproximaram ou até ultrapassaram os 30°C. Houve também um curto período de estiagem, onde chuvas não foram registradas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), isso ocorreu devido a um veranico - fenômeno meteorológico que consiste em um período de estiagem, acompanhado de uma elevação nos termômetros em pleno inverno -, mas que está com os dias contados.
Ainda conforme o órgão, no Paraná, por exemplo, as temperaturas devem 'despencar' em breve por conta da aproximação de uma nova frente fria. A maior parte dos municípios do estado deve registrar chuva entre a próxima segunda e terça-feira, dias 29 e 30, o que provocará o deslocamento de uma massa de ar polar e irá derrubar as temperaturas.
- LEIA MAIS: Veja como fica o clima para esta segunda (22) em Apucarana
O sistema meteorológico, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), aponta ainda que a instabilidade deve aumentar já no sábado (27), com chuvas isoladas previstas. No domingo (28), no entanto, o tempo apresentará estabilidade, mas a chuva deve voltar e ganhar força entre segunda e terça-feira, com precipitações mais bem distribuídas pelo estado.
Em Apucarana, norte do Paraná, o sol deve predominar até o dia 29 de julho, segundo o Simepar. A partir do dia 30, a cidade apresenta uma precipitação acumulada de 1.2 milímetros e 75% de probabilidade de ocorrência de chuva.
Com isso, as temperaturas voltam a cair no município. Os termômetros devem registrar mínima de 11°C; a máxima não deve ultrapassar os 19°C.
O serviço meteorológico mostra ainda que as temperaturas podem cair ainda mais ao decorrer da semana, como na quinta-feira (1º), por exemplo, onde a mínima chega a 6°C.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos