A Polícia Militar de Apucarana, no Norte do Paraná, ajudou a salvar, na tarde desta sexta-feira (30), uma criança de 2 anos que estava engasgada. O chamado foi feito via Centro de Operações Policiais Militares (Copom).
Segundo boletim de ocorrência da corporação, familiares ligaram para o 190, número de emergência da PM. O caso foi registrado na Rua Tokio, no Jardim Vale Verde.
-LEIA MAIS: Vídeo mostra momento de acidente em Cambira na BR-376
Por telefone, uma policial militar deu as orientações para que as vias aéreas fossem desobstruídas. A atendente, a soldado Ariane Fernanda Francisquini Rocha, explicou como desengasgar a criança, utilizando informações da Manobra de Heimlich.
Os familiares conseguiram desengasgar a criança, que voltou a respirar normalmente. Segundo relataram os familiares, as orientações da atendente foram fundamentais para salvar a criança.
Uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) esteve no local, assim como a PM. A criança foi levada, na companhia da mãe, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para observação.
VEJA DICAS
Manobras de Desengasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.