A equipe Polícia Civil de Apucarana (PR), esteve em Marilândia do Sul (PR) nesta manhã de sexta-feira (5) para a incineração de cinco toneladas de maconha. Segundo o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, a ação faz parte da Operação Codesul II, que é realizada pelas forças de segurança dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
-LEIA MAIS: Caminhão sobe em mureta da praça de pedágio entre Arapongas e Rolândia
De acordo com os policiais civis, a maior parte da droga incinerada foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início de novembro na BR-376, entre Califórnia e Apucarana.
A incineração foi acompanhada também pela Secretaria de Saúde e Ministério Público.
Operação Codesul II
Segundo a Polícia Civil, o objetivo principal é intensificar o combate ao crime organizado e garantir a segurança nas fronteiras e divisas estaduais durante o período que antecede o Natal. A Operação Codesul II mobiliza policiais, entre militares e civis, além de um vasto aparato logístico.
Esta ação conjunta visa criar uma faixa de proteção contra crimes interestaduais, transfronteiriços e transnacionais que tendem a aumentar nesta época do ano. O foco principal é o combate a ilícitos como tráfico de drogas e armas, contrabando e outros crimes que impactam diretamente a segurança pública e a realização do Natal.
