PM reforça segurança em creche após ameaça; secretária acalma pais

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 09/02/2024
O ataque estava marcado para ocorrer nesta sexta-feira (9).

Após a descoberta de uma ameaça de "massacre" no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria dos Santos Gravena, no Jardim América, em Apucarana, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram ao local na manhã desta sexta-feira (9) para reforçar a segurança. A Polícia Civil também investiga o caso e diz estar perto de identificar o autor da ameaça. Já a Autarquia Municipal de Educação (AME) procurou tranquilizar os pais, garantindo que os Cmeis são seguros e afirmando que a postagem é uma "fake news" criada para espalhar medo.  

Um perfil anônimo nas redes sociais publicou a ameaça. No texto, o autor afirmava que iria realizar um massacre na escola nesta sexta. A mensagem se espalhou pela internet e causou pânico. Um grupo de pais registrou um boletim de ocorrência na 17ª Subdivisão Policial (SDP) e se mobilizou para cobrar mais segurança no estabelecimento de ensino.   

- LEIA MAIS: Michel Soni e Recanto do Lago recebem o Mutirão de Combate à Dengue

A Polícia Militar de Apucarana está na creche desde as primeiras horas da manhã. "Nós recebemos a denúncia ontem (quinta-feira) e faremos policiamento na escola por precaução. A Polícia Civil já tenta identificar desde então o responsável pela ameaça", explicou o tenente Andrey Shevchuck. Ele acrescentou que outras Cmeis também receberam policiamento. 

A secretária municipal de Educação de Apucarana, professora Marli Fernandes, explicou à reportagem do TNOnline que todas as medidas cabíveis já foram tomadas e informou que todas as escolas e Cmeis contam com monitoramento de segurança.

"Assim que tivemos notícia dessa postagem, que, com certeza, é alguma coisa fake, não tem identificação, é um perfil que não dá para identificar ali, tomamos todas as providências. A Polícia Militar e a Guarda Municipal já estão sabendo, estão nos Cmeis já desde essa madrugada. E vamos pedir à Polícia Civil para investigar esse perfil, para tentar chegar à pessoa que fez isso, mas é notícia de gente que quer espalhar a insegurança, tirar a paz das pessoas. Nossas escolas, nossos Cmeis, têm câmera monitoramento, têm uma tela na sala da direção que vê todos os espaços ao entorno da escola, os muros, e o portão de entrada e também com portão eletrônico. Não é simples entrar em uma escola em um Cmei aqui em Apucarana," esclareceu a secretária municipal.

INVESTIGAÇÃO

Conforme o delegado-adjunto André Garcia, da 17ª Subdivisão Policial, a investigação segue em sigilo. Ele, no entanto, informou que os investigadores trabalharam durante toda a madrugada na identificação do autor das ameaças e a polícia está próxima de identificar a pessoa responsável.  As operadoras de internet já foram acionadas e vão disponibilizar dentro de poucas horas o material solicitado pela polícia, segundo ele.

Foto por Da Redação
A publicação feita na internet.
 

Veja a matéria em vídeo:

TnOnline TV