Equipes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram na Praça Rui Barbosa, no Centro de Apucarana (PR), para dar início a uma operação de combate ao furto de fios, crime que tem causado transtornos e prejuízos significativos para a população, empresas e serviços públicos. Portanto, a ação contra tal crime será intensificada a partir desta sexta-feira (10).
"Vamos dar início a essa Operação Saturação aqui na nossa cidade para dar uma resposta para nossa sociedade em questão aos furtos que estão acontecendo na nossa cidade, de cabeamento de internet", destacou o agente de segurança Pablo, que é comandante da GCM, em entrevista à imprensa.
Veja a entrevista na íntegra:
De acordo com as informações da corporação, nos últimos dois meses, 18 pessoas foram presas e cerca de 1000 metros de fios furtados foram recuperados.
O furto de fios afeta diretamente a infraestrutura elétrica e de telecomunicações, podendo deixar bairros inteiros sem energia ou comunicação, além de gerar riscos de acidentes graves, como choques elétricos e incêndios. Para enfrentar o problema, o 10º BPM destaca a importância da colaboração de toda a comunidade.
- LEIA MAIS: Mesmo ferido após atropelamento, morador de rua tenta roubar loja
Impactos graves do furto de fios
- Prejuízos financeiros: Empresas e prestadoras de serviço precisam arcar com reposições e reparos, custos que podem ser repassados ao consumidor.
- Interrupção de serviços essenciais: Hospitais, escolas, residências e comércios podem ter seu funcionamento comprometido.
- Riscos à segurança pública: Áreas sem iluminação se tornam mais vulneráveis a outros crimes.
Dicas de prevenção
O 10º BPM reforça que a prevenção é um esforço coletivo e orienta a população com as seguintes medidas:
- Monitoramento constante: Empresas devem investir em câmeras e sensores para vigilância.
- Atenção a movimentações suspeitas: Fique atento a pessoas próximas a postes e caixas de energia, especialmente fora do horário comercial.
- Não compre materiais de procedência duvidosa: A compra de fios sem comprovação de origem é crime e incentiva a prática ilegal.
Denuncie atividades suspeitas
Emergência: 190
App 190PR: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.sesp.emgpr
WhatsApp 10º BPM: (43) 3426-3134
Disque Denúncia: 181
Atenção em reciclagens: Empresas do setor devem exigir notas fiscais e comprovação da origem do material adquirido.
Assista: