A Polícia Militar Ambiental apreendeu 15 aves em situação irregular neste domingo (05) em Apucarana e multou um morador da cidade.
Os policiais receberam denúncia informando que os pássaros estavam em uma casa na Vila Nova, foram até o endereço e encontraram as aves.
De acordo com a polícia, o dono da casa não tinha autorização e nem a documentação necessária para a criação das aves. O homem foi multado em R$ 9 mil.
- LEIA MAIS: Homem é preso após furtar materiais de construção de casa em Apucarana
Além da multa, ele assinou um Termo Circunstanciado por manter as aves de forma irregular, segundo o subtenente Cláudio Henrique Cavazani, comandante da Polícia Ambiental.
Todos os pássaros foram apreendidos. As aves de espécies diferentes foram recolhidas e encaminhadas para o biólogo de Apucarana Fernando Felippe Rodrigues, que vai providenciar os devidos cuidados.
De acordo como biólogo, os pássaros apreendidos foram 9 Canário da terra (Sicalis flaveola) (macho, fêmea e jovens); 3 Coleirinho (Sporophila caerulescens) (macho); 1 tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus) (macho) e 2 sabiá-barranco (Turdus leucomelas).
Ainda conforme o subtenente, nessas situações a PM Ambiental pede apoio de um veterinário ou biólogo, e repassou que o biólogo Fernando Felippe estava disponível e atestou que as aves estão em condições para a soltura no habitat natural. A soltura dos pássaros será feita nesta segunda-feira (06), em um local apropriado.