Paróquia de Apucarana faz sorteio do Fusca de seu primeiro padre

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 14/10/2024
Além do Fusca do padre, o Show de Prêmios da paróquia Cristo Profeta, no dia 10 de novembro, vai sortear ainda uma moto GC “bolinha”, ano 1982; um conjunto de cama box, com colchão massageador; e um mil reais em dinheiro.

A comunidade da paróquia Cristo Profeta, de Apucarana, vai fazer um sorteio de um veículo, que marcou a memória da comunidade por ter pertencido ao seu pároco fundador, o padre Egídio de Vidi.

📰 LEIA MAIS:  Trilheiro fica ferido em batida entre carro e moto no Contorno Sul

O Fusca, ano 1974, de cor verde, tornou-se referência do sacerdote, que passou a ser reconhecido, mesmo de longe, quando circulava com o carro por Apucarana. Quatro anos após sua morte, o “xodó” do padre Egídio pertence a sua paróquia de origem.

A decisão por sortear a relíquia é por fins financeiros, para promover a capacidade de acolher os católicos nas três comunidades, São Miguel Arcanjo, na vila Martins; Santo Antônio, no jardim Menegazzo; e Santa Edwiges, no residencial Interlagos. Os templos precisam ser ampliados.

O Fusca

O padre Egídio era apaixonado por Fusca, tanto é que seu pai, na Itália, enviou algumas vezes dinheiro para que ele comprasse um carro novo, mas ele comprava Fuscas. O último que comprou, em 1996, foi um fusquinha verde 1.500 cilindradas, ano 1974 que comprou de segunda mão na Paranamotor, e cuidava com muito carinho.

Era muito comum encontrar o padre dirigindo o seu companheiro por Apucarana. O adquiriu em 1996, e após sua morte o carro foi doado a comunidade paroquial como lembrança de seu fundador.  Após cinquenta anos, o veículo passou por uma restauração, ganhou um selo de autenticidade, e foi mantida a originalidade.

Além do Fusca do padre, o Show de Prêmios da paróquia Cristo Profeta, no dia 10 de novembro, vai sortear ainda uma moto GC “bolinha”, ano 1982; um conjunto de cama box, com colchão massageador; e um mil reais em dinheiro. As cartelas podem ser adquiridas na secretaria da paróquia, pelo whatsapp- 43 99902-6099, nos pontos de venda, e com vendedores credenciados até o dia 09 de novembro.

Biografia

Padre Egídio de Vidi nasceu na Itália, perto de Treviso, no dia 26 de dezembro de 1924. Ele faleceu aos 94 anos, vítima de AVC, durante a pandemia da Covid 19 em 2020.

Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial chegou a ser preso pelos alemães, conseguiu fugir. Em 1º de setembro de 1949, entrou para o Seminário do Pontifício Instituto das Missões e após um ano de Filosofia Complementar, cursou a Teologia em Milão. 

No dia 28 de Junho de 1953, foi ordenado Sacerdote na Itália. Enviado ao Brasil chegou ao Amapá em 1954, onde permaneceu até 1956. Neste curto período contraiu ao mesmo tempo malária, pneumonia e ameba. Após a recuperação sofreu um ferimento e chegou a ficar paralisado pelo tétano. Recuperado pediu transferência.  No mesmo ano foi mandado pelo superior para lecionar no Colégio Diocesano de Assis-SP, exercendo a função de professor de desenho, matemática e canto até 1965.

Em 21 de junho de 1965, chegava a Catedral Diocesana de Apucarana, assumindo também o trabalho de Economato Diocesano. 

Em 06 de agosto de 1967 assumiu a recém-criada Paróquia Cristo Profeta em Apucarana onde permaneceu por 36 anos. 

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos