Paralisação parcial dos bancos entra no terceiro dia em Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 30/08/2024
Paralisação parcial dos bancos entra no terceiro dia em Apucarana

Na manhã desta sexta-feira (30), as agências bancárias do Bradesco e Santander, localizadas na Praça Rui Barbosa, no centro de Apucarana e Arapongas, seguem no terceiro dia de paralisação parcial. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Damião Rodrigues, as agências permanecerão fechadas até as 12 horas, quando o atendimento ao público será retomado. A paralisação tem como objetivo reivindicar melhorias salariais e outras condições de trabalho.

- LEIA MAIS: Bancários podem entrar em greve em setembro, diz sindicato

“Hoje nós estamos retardando a abertura do Bradesco, e do Santander, em Apucarana e Arapongas. Os bancos apresentaram uma proposta ontem quinta-feira (29) para nós, que é muito ruim. Nós não aceitamos a proposta que foi apresentada. Eles estão querendo fazer o pagamento do índice, do INPC, mas só para janeiro. Então, nós não podemos aceitar. Nossa data-base é agora. Com isso, os bancos teriam lucro só com o reajuste dos trabalhadores de 1 bilhão e meio. Nós não aceitamos, não queremos que seja assim. Queremos mudança, queremos que os banqueiros da Fenaban apresentem uma proposta decente para os trabalhadores", disse Rodrigues.



Segundo ele, uma assembleia já está marcada para a próxima quarta-feira, quando a categoria decidirá os próximos passos: se entrará em greve ou aceitará a proposta. "Estamos esperando hoje que, às 10 horas, tenha mais uma rodada de negociação. Nessa rodada, esperamos que os bancos apresentem uma proposta melhor do que a que já foi apresentada", afirmou o sindicalista. Ele destacou ainda que o Bradesco endureceu sua postura nas negociações, enquanto o Santander tem adotado uma "mão de ferro" desde o início das discussões.

A paralisação das agências do Bradesco e Santander acontece em diversas partes do Brasil, com bancos atrasando a abertura até o meio-dia. A expectativa é de que novas negociações possam avançar para atender às reivindicações dos trabalhadores.