Padres do Santuário São José recebem títulos de cidadão honorário

Autor: Da Redação,
domingo, 03/03/2024
Evento foi realizado no Santuário São José

Neste sábado (2), aconteceu a entrega dos Títulos de Cidadão Honorário aos padres José Antônio Bertolin e Antônio Luiz de Oliveira, no Santuário São José. Os autores das honrarias são os vereadores Marcos da Vila Reis e Mário Felippe, da Câmara Municipal de Apucarana. Antes, foi realizada missa com o bispo dom Carlos José de Oliveira e com o padre Mauro Negro.

LEIA MAIS - Namorado empurra jovem para fora de carro em movimento em Apucarana

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Molina; do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac; dos vereadores Franciley Poim, Moisés Tavares, Mauro Bertoli, Luciano Facchiano e Toninho Garcia, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Natural de Ariranha do Ivaí, o padre Antônio Luiz de Oliveira, de 56 anos, homenageado pelo vereador Mário Felippe, passou por cidades, como Godoy Moreira, onde viveu parte da infância, além de Curitiba, Ourinhos e Apucarana, locais em que se destacou devido aos seus múltiplos trabalhos e envolvimentos com a comunidades e fiéis.

Padre Antônio, na medida do possível, também procurou atender confissões durante a novena de São José, que hoje acontece três vezes por semana e atrai fiéis de várias cidades do Paraná e do Brasil. 

O homenageado do vereador Marcos da Vila Reis, o padre José Antônio Bertolin, de 75 anos, nasceu em Ribeirão Claro e foi criado em Bom Sucesso.

Durante sua caminhada, padre Bertolin teve algumas realizações marcantes, como formador, pároco, vigário paroquial, diretor de colégio, provincial por nove anos, vice-provincial por quatro mandatos, conselheiro provincial por três mandatos, participou de seis capítulos gerais da Congregação dos Oblatos de São José, participou de quatro simpósios internacionais sobre São José, nos quais desenvolveu temas sobre a Teologia de São José. 

Além disso, o religioso escreveu livros sobre a Teologia de São José, sobre Jesus Cristo, sobre Maria, sobre a História dos Oblatos de São José no Brasil, e outros temas. Ao padre Bertolin devemos a construção de uma linda igreja em Curitiba, várias obras no Colégio São José, dentre as quais piscina, Memorial dos Oblatos e o Centro Iconográfico, que conta com seis mil ícones de Nossa Senhora e São José, o único no mundo.

Os vereadores Mário Felippe e Marcos da Vila Reis ressaltaram durante a solenidade a relevante atuação dos padres para o Santuário São José e para a comunidade apucaranense.