Mais de 1,5 mil máscaras foram distribuídas nos dois principais parques de Apucarana no domingo e na segunda-feira de feriado. O balanço da operação de fiscalização sanitária foi divulgado nesta terça-feira (8). A “Operação Feriado” teve o objetivo de fiscalizar o uso de máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19) e coibir aglomerações no Lago Jaboti e no Parque Ecológico da Raposa e mobilizou a Guarda Municipal, Polícia Militar e a Autarquia Municipal de Saúde.
Em um trabalho conjunto, os agentes públicos também realizaram uma abordagem dos frequentadores dos espaços de lazer pedindo que mantenham o uso das máscaras e o distanciamento social.
“O resultado dessa operação foi muito positivo. O novo coronavírus ainda está ativo, não temos uma vacina e a pandemia continua. Não podemos entrar numa zona de conforto, pois a situação pode se complicar aumentando o número de casos, internações hospitalares e de óbitos. Não podemos baixar a guarda neste momento, por isso a importância dessa ação que foi desenvolvida nos parques da cidade neste feriadão”, afirma o vice presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega.
O uso da máscara de proteção é obrigatório por lei federal, estadual e municipal. A negligência ao uso de máscaras em locais abertos localizados em bairros, praças e parques municipais foi uma preocupação levantada em videoconferência realizada semana passada entre o prefeito Júnior da Femac, o secretário Municipal de Saúde Roberto Kaneta e a promotora de Justiça de Apucarana, Fernanda Lacerda Trevisan Silvério.