Mas, o que é isso? Essa foi a pergunta feita por diversos moradores de Apucarana, norte do Paraná, ao olharem para cima e se depararem com um objeto misterioso flutuando em meio ao céu na tarde deste sábado (20).
Invasão alienígena? Algum balão de Rio Branco do Ivaí (município do Vale do Ivaí que possuí como ponto forte o balonismo)? A princípio, acreditava-se ser um balão meteorológico, ferramenta utilizada em grandes altitudes para conseguir captar informações sobre pressão atmosférica, umidade, temperatura e direção dos ventos, mas a equipe de reportagem do TnOnline apurou junto ao Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) que não se trata do dispositivo.
O órgão afirmou à redação não ter realizado nenhum trabalho com o equipamento sobre a cidade neste sábado. Inclusive, é importante ressaltar que o aparelho utiliza a radiossonda para realizar as medições. (Entenda abaixo)
- LEIA MAIS: É um OVNI? Moradores ficam intrigados com objeto desconhecido no céu
O objeto cruzou o céu da 'Cidade Alta' e aparentava estar com a imagem de uma idosa. Existe a possibilidade de ser uma homenagem. Veja:
Nas redes sociais, moradores fizeram relatos sobre a aparição do dispositivo.
Radiossonda
Durante o voo, a radiossonda (conjunto de equipamentos e sensores) envia informações via ondas de rádio para algum equipamento terrestre e, assim, os dados são analisados. São muito utilizados por institutos de clima e organizações ambientais.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O balão pode atingir alturas entre 18 e 37 quilômetros. Após algum tempo de voo, o equipamento volta para a terra, sendo localizado por GPS. Caso uma pessoa comum encontre um balão meteorológico, também achará nele, provavelmente, instruções sobre como devolver ou descartar, seguindo as diretrizes do país para eliminação de resíduos elétricos.
Um balão meteorológico não oferece risco para as pessoas.