Dezesseis voluntários se revezam no atendimento de telefonemas no Núcleo de Apoio à Vida de Apucarana (Naviap), que funciona desde o dia 22 de janeiro deste ano como uma base do Centro de Valorização da Vida (CVV). As ligações recebidas são direcionadas pela central telefônica nacional do CVV, que distribui as chamadas para os voluntários de plantão. A sede do Naviap está localizada na Rua José Alves de Paula Filho, 56, na Vila São José, e será inaugurada às 10 horas, deste sábado (18).
Para a idealizadora do projeto, a empresária Aída Santos Assunção, a inauguração é a realização de um sonho pessoal, que ganhou forma com a ajuda de voluntários. “Estou com o meu coração radiante, mesmo depois de passar por tantas lutas, porque estamos aqui, num espaço que simboliza apoio emocional, acolhimento, sigilo e respeito pelo outro. Por isso, agradeço imensamente a todos que aceitaram levar adiante esse projeto e fazem parte da diretoria e do grupo de voluntários, que se revezam no atendimento das ligações”, diz. As ligações são atendidas numa sala exclusiva e em total sigilo.
-LEIA MAIS: Aula inaugural de Direito marcará conquista histórica da Unespar
A empresária observa que, neste sábado, faz um ano e meio do falecimento do seu esposo, Ademilson Gomes da Silva, que morreu vítima de depressão. “Transformar a dor da perda em algo maior motivou a realização desse trabalho. O Naviap é uma homenagem ao Ademilson e uma célula do CVV em Apucarana, daqui oferecemos apoio emocional para todo o Brasil, porque o objetivo é ajudar quem está passando por um momento difícil. Todo o atendimento segue a metodologia do CVV”, explica a idealizadora.
Segundo Aída, os voluntários participaram de um processo de seleção e treinamento com equipes do CVV. “Após o treinamento, que teve início em setembro de 2022, os voluntários passaram por testes, que verificaram a aptidão para realizar os atendimentos. É um trabalho muito sério e feito com muito comprometimento”, garante.