Na reta final, professores dão dicas para se preparar para o Enem

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 31/10/2024
Professor Bruno Lacerda (à esquerda) e professor Guilherme Bomba dão dicas para quem vai fazer o Enem

Faltam três dias para a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e nesta reta final, professores de Apucarana, norte do Paraná, dão dicas aos estudantes que vão fazer a prova neste domingo (3/11). Somente na região, são mais de 6.850 estudantes inscritos para o exame que tem a segunda fase em 10 de novembro. Assista ao vídeo no fim do texto. 

- LEIA MAIS: Enem começa para 6,8 mil estudantes neste domingo (03) na região

O professor Bruno Lacerda, coordenador pedagógico do Colégio Mater Dei e do Curso Pré-Vestibular TetraMais, orienta que os candidatos revisem os principais conteúdos até sexta-feira (1/11). O dia que antecede a prova deve ser destinado ao descanso para preparar o corpo e a mente para o exame que, segundo ele, é bastante trabalhoso. "A revisão, o estudo, só até sexta. Sábado é dia de respirar e conversar com a família. E a família deve acolher esse aluno, incentivar. Isso é fundamental nessa hora, porque a gente sabe que o desafio é grande", afirma. 

O professor Guilherme Bomba, especialista em História Política e Social, acrescenta que os alunos devem dar uma refinada no conteúdo trabalhado ao longo do ano, mas sem exageros. "Seria como se fazer um bolo. A gente prepara a massa ao longo do ano e agora vamos fazer a cobertura, vai colocar o recheio diferente, vai fazer ali um gracejo, porque é um trabalho de longa duração. Por ser uma prova que acontece uma vez ao ano os alunos ficam ansiosos, então dá para dar uma revisada nesses últimos dias, vale a pena, pois esse exame serve para uma série de aprovações, não é mais só para tirar uma média. O aluno pode usar tanto nas universidades públicas e privadas, tem um peso muito grande", comenta. 

A redação é a parte da prova do Enem mais temida por muitos estudantes. Conforme o professor Bomba, a prova busca correlacionar o ensino com a sociedade, então a escolha de temas discutidos atualmente como questões climáticas, inteligência artificial podem ser uma das propostas nesta edição. "São temas possíveis. O aluno tem que se preparar para uma série de situações. Mas, mais importante do que saber o tema, é saber como trabalhar. Então, estar atento a atualidades, entender o que está acontecendo é primordial", enfatiza.

Mas além do tema, as dúvidas pairam sobre o momento ideal para começar a escrever o texto, afinal, na primeira fase são 90 questões objetivas além da redação. Lacerda orienta o aluno a resolver as questões mais fáceis, que tem peso maior na prova e deixar complexas para depois da redação. "A dica é começar pelas questões que você já sabe e aquelas que precisa pensar já pula, deixa para uma segunda etapa", aconselha. 

Nesta sexta-feira (1/11) e no dia 8/11 o Curso Pré-Vestibular TetraMais realiza um aulão gratuito de revisão para o Enem, no Ginásio de Esportes do Colégio Canadá, em Apucarana. Clique aqui e se inscreva. 

Assista ao vídeo e confira mais dicas:

Nos dias 3 e 10 de novembro, ocorrem a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitas dicas e cursos preparatórios estão à disposição para ajudar... TNOnline TV