Milhares de alunos de Apucarana (PR) e outros municípios da região puderam entrar em contato com o mercado de trabalho durante uma mostra de profissões realizada na manhã desta segunda-feira (13) no Espaço das Feiras. O evento contou com a participação de universidades estaduais e empresas de diversos segmentos, e tem com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e do Conecta. Assista o vídeo no fim do texto.
Entre os estudantes que participaram da terceira edição da Feira de Profissões está Eloyse Silva Oliveira, 25 anos, aluna do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Jandaia do Sul. Na opinião dela, a feira possibilita que os alunos coloquem a teoria estudada na faculdade em prática. “Essa experiência é incrível, pois na faculdade estudamos a teoria. Na feira aprendemos na prática. Assim como visita técnica, projeto de extensão, iniciação científica que também nos ajuda a nos preparar para o mercado de trabalho”, afirma.
- LEIA MAIS: Feira de Profissões deve reunir 4 mil alunos em Apucarana
Durante a mostra, Eloyse apresentou aos participantes um dos projetos desenvolvidos em seu curso: uma impressora 3D que utilizada para construir diversos objetos personalizados de maneira ágil. Entre os objetos fabricados está uma prótese para uma criança que não tem uma das mãos.
Pela primeira vez na exposição, o estudante Carlos Gustavo Bento de Oliveira, 18 anos, de Rio Bom, ficou impressionado. Ele tem interesse em se alistar no Exército e seguir carreira militar e pôde conhecer um pouco mais sobre a profissão que almeja. “É muito bom porque vamos no que nos interessa e conhece mais sobre a área para poder me desenvolver”, comenta.
A Feira de Profissões é um projeto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico de Recursos Humanos do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo que está na sua terceira edição. Pela primeira vez o evento foi realizado fora das dependências da instituição de ensino para atender alunos de outras escolas.
“Esse evento foi idealizado nas aulas do curso de RH; A princípio um evento mais modesto, menor. Agora o evento saiu das dependências do Cerávolo trazendo para o Espaço das Feiras e atendendo as escolas estaduais do município de Apucarana e região. É uma oportunidade que os alunos têm de conhecer as mais variadas possibilidades profissões, desde cursos técnico profissionalizantes, até cursos universitários, e alunos do RH, aprendendo a fazer um banco de talentos e organizar o evento como este”, assinala o diretor do Cerávolo, Diego Fávaro.
Assista o vídeo: