Mais de 48 horas após a chuva intensa de quarta-feira (5), moradores da Vila Rural Terra Prometida, no Distrito Caixa de São Pedro, e do Distrito do Pirapó, em Apucarana, ainda enfrentam falta de fornecimento de energia elétrica.
Leisilene da Silva, de 36 anos, moradora da Vila Rural Terra Prometida, entrou em contato com a redação do TNOnline e relatou problemas com o fornecimento de energia elétrica e água, pois a região é abastecida por um poço artesiano. Segundo a moradora, eles já estão há mais de 35 horas sem energia elétrica.
"É um verdadeiro descaso conosco. Mais de 50 famílias estão sem energia, sem água, e os alimentos da geladeira estão estragando. Hoje de manhã, liguei para a Copel, e eles informaram que a previsão de retorno era às 8 horas, mas não voltou e continuamos sem energia. Agora nos comunicaram que o retorno da energia está previsto para as 19 horas, uma situação muito difícil para a gente”, explicou a moradora Leisilene.
LEIA MAIS: Falta de energia ainda afeta 1,3 mil imóveis em Apucarana.
Outra moradora de Apucarana também informou a falta de fornecimento de energia elétrica. Segundo Jeane Genara Volpato, de 43 anos, servidora pública federal, que mora na Avenida Ayrton Senna, no distrito do Pirapó, na zona rural da cidade, eles e alguns vizinhos do entorno da propriedade estão há mais de 24 horas sem energia. Jeane ainda contou que toda essa situação gera um grande transtorno para a família dela e os vizinhos.
“Temos água porque a fonte é a mina da nossa propriedade, porém tudo o que estava na geladeira estragou, e tudo será descartado. Além disso, existe uma preocupação extra porque, particularmente em nossa propriedade, temos uma represa, e os peixes ficam sem oxigenação, e já está passando muito tempo. Não sei se nas propriedades vizinhas mais alguém tem, mas aqui é mais um problema que gera preocupação para a gente. Sem mencionar que nossos vizinhos são pessoas idosas, e eles têm uma horta que também precisa de energia. Tudo isso gera um grande transtorno para todos”, lamentou Jeane.
Outro lado
A redação do TNOnline entrou em contato com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), para saber a situação dos moradores dessas duas regiões e recebeu a seguinte resposta.
Conforme a assessoria de Imprensa da Copel, são 47 consumidores desligados na região do Distrito do Pirapó. As equipes começaram a realizar os trabalhos por volta das 10h40 no local, no local, tem dois postes quebrados que precisam ser trocados, e as equipes estão fazendo uma inspeção na região para ver se há outros problemas, com cabos rompidos. Segundo a Companhia de Energia, esse serviço deve levar algumas horas, pois cada poste leva, em média, 4 horas para ser substituído. A previsão é que até o final da tarde de hoje tudo deve estar resolvido, porque a situação é bem complexa.
Em relação aos moradores da Vila Rural Terra Prometida, no Distrito Caixa de São Pedro, são 36 consumidores desligados. As equipes da Copel também estão no local, verificando qual é o problema. Assim que conseguirem identificar, o reparo será feito. Em Apucarana, são 360 consumidores desligados, com casos mais espalhados, por isso, a dificuldade para resolver mais rapidamente a falta de energia em alguns locais. Mais de 700 mil consumidores do Paraná chegaram a ter fornecimento interrompido em algum momento, e Apucarana foi uma das cidades muito afetadas com o forte temporal.