Tribuna do Norte Online

Prefeitura de Apucarana diz que árvores abatidas estavam condenadas

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 15/01/2025
Poda chamou atenção na manhã desta quarta-feira (15) Poda chamou atenção na manhã desta quarta-feira (15)

Moradores de Apucarana questionaram nesta quarta-feira (15) a erradicação de várias árvores ao longo da Rua Padre Severino Cerutti. A Prefeitura explicou ao TNOnline que o abate foi feito com base em laudos técnicos. Veja abaixo

📰 LEIA MAIS: Tamanduá é resgatado em residência na Vila Industrial em Arapongas

Segundo um morador que ligou para a redação, as árvores aparentavam estar saudáveis. Ele afirmou que elas são importantes para a qualidade de vida da comunidade, proporcionando sombra e melhorando o ar.  



O morador afirmou ainda que tentou contato com a prefeitura para obter explicações sobre o corte das árvores, mas não obteve resposta. “Estamos tristes com essa situação, é algo que afeta a todos nós,” desabafou.

Um outro morador que procurou o TNOnline disse ter ligado na Secretaria de Meio Ambiente e teria recebido a informação de que o corte de árvores foi feito para melhorar a iluminação para a Prova 28 de Janeiro.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, confirmou a informação, mas garantiu que trata-se de um trabalho técnico. Ele explica que a poda começou pela Praça Rui Barbosa, onde ficará concentrada a programação dos festejos de aniversário da cidade, e agora irá abranger toda a extensão da Prova 28 de Janeiro. 

No entanto, assinalou que as árvores cortadas estavam condenadas e geravam risco à população. "Estamos fazendo podas de passagem, retirando galhos que prejudicam os pedestres, e também podas técnicas para desobstrução de galhos que afetam a iluminação pública. No mesmo trajeto, estamos fazendo abates de árvores condenadas", explicou o secretário. 

Segundo ele, todas as árvores erradicadas no percurso têm laudos que comprovam que elas estão comprometidas, gerando riscos. O secretário garante que o trabalho é acompanhado por biólogos e técnicos da prefeitura. 

O superintendente da pasta, Udson Mikalouski, acompanha o trabalho nas ruas. Ele reforça que as árvores estão condenadas. "Quando a pessoa olha para a árvore, aparentemente está boa, quando passa pela rua, mas nós prezamos por um laudo técnico", diz. Em vídeo, ele mostrou o exemplo de uma árvore abatida e a necessidade desse manejo. Veja abaixo

Segundo Secretaria de Meio Ambiente, trabalho é feito a partir de laudos técnicos tnonline

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do TNOnline