Jogos Escolares movimentam Apucarana a partir desta sexta-feira

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 04/08/2023
Solenidade de abertura ocorrerá nesta sexta-feira, às 19h30, no Ginásio Lagoão

Os 6,4 mil participantes da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), que têm início nesta sexta-feira (4) em Apucarana, não vão movimentar apenas quadras esportivas. Os jogos trazem novos clientes para setores de serviços e comércio. A rede hoteleira não tem mais vagas para os próximos dias.

Os 60 quartos do Hotel Doral, onde o gerente de relacionamento Rafael Nunes,  atua, estão com 95% de ocupação. Segundo ele, as reservas foram feitas tanto por membros da equipe técnica que vai atuar nos jogos quanto por familiares dos atletas. “Nessa idade muitos pais acompanham os filhos e a procura foi grande”, afirma. A competição envolve adolescentes de 12 a 14 anos.

-LEIA MAIS: Para provas de ciclismo, três locais serão interditados em Apucarana

Recepcionista do Royal Plaza Hotel, Adriana Da Silva, relata que não há mais nenhum quarto disponível para os próximos dias. Segundo ela, a procura por vagas começou há cerca de vinte dias. O perfil dos hóspedes é o mesmo: pais de atletas - estes com alojamento garantido nas escolas - e árbitros e integrantes da equipe que vai atuar na competição. “A movimentação é 40% maior para a época, no mínimo”, afirma.

Com perfil executivo, o Hotel Matrix também está com ocupação perto de 100% em seus 76 quartos disponíveis. “Esse turismo de eventos é muito bom para o setor”, afirma a recepcionista Daniela Azevedo. Segundo ela, o movimento atual repete o registado na realização dos Jogos Universitários do Paraná - no mês passado.

Para a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), os setores mais impactados com o evento esportivo  - além da área hoteleira - são os ligados à gastronomia. “Mas o comércio varejista também lucra. São mais pessoas circulando na cidade, comprando uma lembrança, procurando serviços, e todos ganham um pouco”, afirma, acrescentando que o evento também traz visibilidade para cidade.

Uma estimativa divulgada pelo prefeito Junior da Femac nesta semana, com base no número de visitantes e da duração do evento, aponta que os JEPs podem movimentar até R$ 1 milhão na economia do município.