Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, janeiro é o mês que mais registrou mortes pela doença, somando 35 óbitos. De acordo com informações da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o mês teve 1.384 casos, um média de 44, 6 por dia. O segundo mês que registrou mais mortes e casos foi dezembro, com 30 óbitos e 1.720, uma média de 55,5 casos diários.
Para o secretário de saúde de Apucarana, Roberto Kaneta, o aumento se deve ao relaxamento da população em relação aos cuidados básicos que devem ser tomados. "A gente percebe as pessoas não estão usando máscara, fazendo festas e fazendo aglomerações, além de terem deixado cuidados, como higienizar as mãos, um pouco de lado", explica.
Em fevereiro, apesar do governo ter cancelado os dias disponíveis para o Carnaval, o número de casos pode aumentar nos próximos dias. "O resultado das aglomerações e festas, será visto nos próximos 10 a 15 dias. O pessoal acabou deixando um pouco de lado os cuidados e relaxou. É preciso manter o que foi feito no começo da pandemia", ressalta.
No entanto, Kaneta explica que o número de casos e complicações graves causadas pelo vírus, devem diminuir conforme os idosos são vacinados. "Em Apucarana, 75% das mortes causas por complicações da covid são de pessoas com mais de 60 anos. Em breve, mas ainda não temos data definida, essa população será imunizada", reforça.