A Itaipu Binacional realizou na tarde desta sexta-feira (10) a cerimônia de lançamento da segunda chamada do edital 01/24 do Programa Itaipu Mais que Energia em Apucarana (PR). A iniciativa é voltada a organizações sociais sem fins lucrativos. No Vale do Ivaí, foram liberados mais de R$ 10,7 milhões para 45 projetos de 21 municípios.
-LEIA MAIS: Deco volta para a Aserfa e Luciano Facchiano reassume cadeira na Câmara
O evento foi realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a presença do diretor-presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, além de outras autoridades locais e regionais.
Os editais são voltados a projetos com linhas de atuação em diversas áreas, como bem-estar comunitário; segurança alimentar – agroindústria; viveiro florestal; educação popular; gênero, raça e diversidade; economia solidária; e infraestrutura turística.
Entre as entidades da região beneficiadas pelo edital estão a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap); a Cooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Cocapi), de Apucarana; o Lar São Paulo Apóstolo, de Kaloré, e a Casa Lar e Apae, de Faxinal.
Além de Apucarana, a Itaipu apresentou o mesmo edital em Maringá nesta sexta-feira, abrangendo a região do Setentrião e Campo Mourão. Neste caso, serão contemplados 108 projetos de 33 municípios. O valor liberado somou R$ 25,6 milhões nessa região.
Enio Verri, presidente da Itaipu, destacou os investimentos nos municípios. "A Itaipu, além de produzir energia barata e de qualidade, também tem uma política socioambiental muito forte. Nós ajudamos nas políticas de inclusão social", disse.
Segundo ele, as entidades contempladas têm um trabalho forte de solidariedade e na área assistencial. "A Itaipu tem um compromisso com todo o estado do Paraná. Os 399 municípios do Paraná hoje são território de Itaipu e nós atendemos cada um deles. Essa é uma determinação do presidente Lula quando eu assumi a direção de Itaipu. Ele pediu que renunciasse ao mandato de deputado, assumisse a diretoria de Itaipu e fizéssemos de todo o Paraná o nosso território, desenvolvendo políticas, indiferente de partido, de ideologia, mas para atender todos aqueles que precisam. E estamos fazendo isso com muito orgulho nos dias de hoje", disse.
