A fumaça oriunda dos incêndios ambientais ocorridos no norte e centro-oeste do Brasil atingiu Apucarana (PR), na manhã desta segunda-feira (2). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a nuvem cinzenta foi trazida pela circulação dos ventos que seguem para o sul do país, deixando diversas cidades enevoadas.
- LEIA MAIS: Semana será quente com máxima de 36ºC em Apucarana
Conforme o Simepar, a fumaça tem origem nas queimadas registradas no Pará, norte do Mato Grosso e na Bolívia. Entretanto, também há presença de nuvens altas e baixas, o que deixa o céu ainda mais nublado na tarde desta segunda-feira.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, a área de tempo seco é bastante extensa, atinge muitos estados brasileiros e também em outros países da América do Sul. Os focos de calor surgem dia após dia e as queimadas são um problema recorrente neste inverno de pouca chuva, principalmente entre o Brasil, Bolívia e algumas regiões da Argentina e Paraguai. O risco de incêndios florestais fica extremamente alto nos próximos dias.
Situação parecida foi registrada há exatamente quatro dias, quando fumaças de queimadas que aconteceram na Bolívia e Paraguai e outras regiões do país chegaram até o Paraná. Confira.