Uma idosa de 72 anos denunciou um golpe praticado por um ex-agente de negócios de uma agência bancária de Apucarana, no norte do Paraná. O suspeito teria realizado vários empréstimos de quase R$ 80 mil em nome da vítima sem autorização. Para ter acesso ao dinheiro, o então funcionário do banco alegava que quantias haviam sido transferidas para a conta da idosa por engano e exigia o saque e a devolução dos valores que teriam sido entregues em mãos ao suspeito. Além dos saques, valores foram transferidos para contas de outras duas pessoas ligadas ao suspeito. Inicialmente, a informação é de que seria um ex-gerente do banco. No entanto, a instituição afirmou nesta sexta-feira (5) que o funcionário trabalhava como agente de negócios.
Os empréstimos foram contratados entre outubro e novembro do ano passado e a idosa só teve conhecimento em março deste ano ao descobrir que não havia dinheiro na sua conta, que estava negativa. Tamires Rocha é neta da idosa e conta que a vó é cliente do banco Itaú há 25 anos e nunca teve problemas com a instituição, até então. O golpista teria se apresentado como gerente. "Era outro gerente que cuidava da conta dela. Ele saiu e outro funcionário passou a gerenciar a conta dela", comenta.
- LEIA MAIS: Mulher é vítima de estelionato após golpe pelo WhatsApp
Tamires conta que no dia 12 de março se deparou com a avó desesperada após tentar sacar dinheiro e descobrir que sua conta estava negativada. Naquele dia, a idosa descobriu que havia em seu nome empréstimos de R$ 62 mil, 9 mil e R$ 800. Mais tarde a família tomou conhecimento de outro acordo financeiro no valor de R$ 5 mil, totalizando R$ 76,8 mil.
"Esse gerente buscou minha avó na casa dela três vezes e a levou até o caixa eletrônico em um supermercado para sacar dinheiro para ele, alegando que havia dinheiro na conta dela que foi transferida por engano. Ela confiou, sacou o dinheiro e entregou para ele", relata a neta da vítima.
De acordo com Tamires, o funcionário também teve acesso ao celular da vítima e, por diversas vezes, acessou a conta da idosa por meio do aplicativo. "Minha avó não sabe mexer no aplicativo e ela confiou nele", conta.
Após tomar conhecimento da proporção do golpe, a família comunicou o banco Itaú e registrou um boletim de ocorrências na Polícia Civil. “O banco alegou que ele não era gerente, era auxiliar. Mas como ele tinha acesso a todos os dados da minha avó? Não foi ressarcida, liquidaram uma dívida, mas tem outra de R$ 5 mil que não foi liquidada e estão cobrando taxa. Minha avó está com nome sujo no SPC e Serasa, está mal, não dorme, não come, está morrendo de vergonha dessa situação toda", afirma.
A família questionou a falta de comunicado do banco alertando que gerentes bancários não realizam visitas nas residências dos clientes, porém, escutou que esse tipo de aviso não seria vantajoso aos interesses da empresa.
O funcionário foi demitido da empresa após a denúncia. Em nota, o Itaú Unibanco informou que apurou o caso em questão e tomou as providências cabíveis como o ressarcimento à cliente, além de contribuir ativamente com as investigações junto às autoridades. “O Itaú Unibanco tem a ética como valor fundamental e não tolera, em hipótese alguma, desvios de conduta de sua equipe", diz o texto.